/// A instalação de ‘livros-cogumelo’ de Melissa Jay Craig

Existe na natureza uma imensa quantidade de tipos de cogumelos. Muitos extravagantemente belos, outros nem tanto assim. Há milênios despertam fascínio e parecem ter ganhado lugar cativo em cenários e figurações de contos de fada.

Principalmente os do tipo amanita muscaria (mata-moscas), aquele com haste branca e ‘chapéu’ vermelho com pintas também brancas.

Sabe aquelas laminazinhas que ficam embaixo do ‘chapéu’? Sempre me levaram a associar a páginas de livros ou roupas de baixo femininas da época das monarquias. Bem, definitivamente, o mesmo passou pela cabeça da artista americana de Chicago Melissa Jay Craig. Ela criou uma fabulosa instalação com este tema denominada (S)Edition – trocadilho entre ‘edition’ e ‘seduction’, edição e sedução em português.

No total, o conjunto da instalação conta com 99 ‘livros-cogumelo’ e tem sido exibida em várias configurações nos últimos anos. Mas apenas uma vez em sua totalidade no Morgan Conservatory – Cleveland, Ohio – em 2010.

É envolvente a forma como Craig descreve a influência dos cogumelos em sua vida e na criação desta obra. Acompanhe neste trecho de sua declaração sobre ela:

Fungos são agentes de mudança. Sou fascinada com a miríade de formas e adoro sair por aí à procura deles. Posso ficar mais entusiasmada ao descobrir belos fungos crescendo que com os “achados” de obras de artes por curadores para nós em museus contemporâneos. Quando eu era criança, a primeira vez que eu tive a sensação intrigante que o planeta enviava mensagens (textos, se você preferir) para os que são curiosos o suficiente para enxergá-las, foi quando me deparei com um grupo de [cogumelos] amanita muscaria, amontoados em um espaço escuro e furtivo embaixo de grandes pinheiros.

+Info: melissajaycraig.com | Facebook (h/t: thisiscolossal.com).

Siga-nos nas redes sociais:  

Criar Post
envie seu trabalho ou achado inspirador

O que achou disso?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ei, você precisa estar conectado antes...

ou

Registrar-se

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Register

Fechar
de

Processando arquivos…