/// Conheça a Piccadilly Circus, a ‘Times Square Londrina’

Tudo sobre um dos pontos turísticos mais frequentados da capital britânica.

Piccadilly Circus é uma praça movimentada no centro de Londres, no cruzamento de cinco ruas importantes: Regent Street, Shaftesbury Avenue, Piccadilly (a rua que liga Piccadilly Circus a Hyde Park) e Haymarket.

A Circus foi criada por John Nash, como parte do plano do futuro rei George IV para conectar a Carlton House – onde residiu o príncipe regente – com o Regent’s Park (uma das maiores áreas verdes da cidade que hoje abriga uma grande variedade de atrações e faz parte de Londres desde o reinado de Henrique VIII, em 1538).

Conheça a Piccadilly Circus, a Times Square Londrina

Piccadilly Circus em 1896, autor desconhecido.

OS OUTDOORS

Conheça a Piccadilly Circus, a Times Square Londrina

Happy People at Piccadilly Circus por Jacob Surland (CC BY-NC 2.0) / Flickr

A criação da Shaftesbury Avenue, em 1885, transformou a praça em uma junção de tráfego. Isso fez Piccadilly Circus atraente para os anunciantes, que instalou o primeiro outdoors iluminados em Londres, em 1895. Por algum tempo a praça foi cercada por cartazes, criando a versão de London Times Square, mas atualmente apenas um edifício ainda carrega grandes letreiros (principalmente eletrônicos).

Conheça a Piccadilly Circus, a Times Square Londrina

Piccadilly Circus (CC BY-ND 2.0) Moyan Brenn / Flickr

A FONTE MEMORIAL DE SHAFTESBURY

No centro da Circus está a Shaftesbury Memorial Fountain (Fonte Memorial de Shaftesbury). Foi construído em 1893 para homenagear o Lord Shaftesbury, um filantropo conhecido pela sua ajuda aos pobres.

Conheça a Piccadilly Circus, a Times Square Londrina

Shaftesbury Memorial fountain por Wally Gobetz (CC BY-NC-ND 2.0) / Flickr

A estátua seminua em cima da fonte descreve o Anjo da Caridade Cristã, mas foi mais tarde renomeada de Eros, o deus grego do amor e da beleza. A fonte foi construída com bronze, mas a estátua é feita de alumínio, na época, um material raro e romântico.

O PORQUÊ DO NOME PICCADILLY CIRCUS

Conheça a Piccadilly Circus, a Times Square Londrina

Mulher renascentista usando colar piccadilly por Michiel Janszoon van Mierevelt (detalhe).

O nome “Piccadilly” provém de um tipo de gola com longos babados bufantes do século 17, chamado piccadil. Roger Baker, um alfaiate que ficou rico fazendo piccadils vivia na área, daí o nome. E a palavra ‘Circus’ refere-se à rotatória em torno do qual o tráfego a circular.

A PICCADILLY CIRCUS HOJE

Conheça a Piccadilly Circus, a Times Square Londrina

The Piccadilly Crowd por Garry Knight (CC BY 2.0) / Flickr

A Piccadilly Circus é hoje parcialmente adaptada para pedestres e um dos lugares favoritos para as pessoas se reunirem antes de irem aos locais de compra e entretenimento na proximidades como: Soho, Chinatown, Leicester Square e Trafalgar Square que estão a uma curta distância dali.

Via

Criar Post
envie seu trabalho ou achado inspirador

O que achou disso?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *