/// Ponto de ônibus incomum

Grupo colaborativo de artistas espanhol cria ponto de ônibus icônico para a cidade de Baltimore, Maryland, Estados Unidos.

Quem necessita do sistema de transporte público no Brasil sabe muito bem o quanto é complicada a ‘tarefa’ de esperar a chegada dos coletivos nos pontos de parada. Nem sempre contamos com a proteção de abrigos e, quando contamos, não raro encontram-se em péssimo estado de conservação. Sol, chuva, vento, a longa espera e até mesmo questões de segurança nos conduzem a experiências irritantes, enfadonhas e perigosas, dependendo do local e horário. Um martírio para muitos de nós… Mas, agora já imaginou se esse espaço que nos causa tanto desconforto fosse transformado em um local de lazer, diversão e arte enquanto aguardamos o buzão?

Bem, mil vivas à sacada da mmmm…!! Sim sim, este é o nome do grupo colaborativo de artistas espanhol responsável pelo projeto e escreve-se “mmmm…” mesmo. Bem, a mmmm… é formada pela união dos artistas Emilio Alarcón, Alberto Alarcón, Ciro Márquez e Eva Salmerón que vêm criando projetos para espaços públicos desde 1998 em Madri, Espanha.

Ponto de ônibus incomum

Cráditos: mmmm…

Intitulado de BUS Stop, nada mais óbvio, o projeto de Baltimore contou com a ajuda dos artistas locais Kyle Miller and Tim Scofield para a sua construção. É um empreendimento de arte pública permanente apoiado pela Creative Alliance e a Southeast Community Development Corporation em conjunto com a Baltimore Office of Promotion and the Arts, a European Union National Institutes for Culture (EUNIC) e a SPAIN arts & culture. E também faz parte da iniciativa TRANSIT, Creative Placemaking com a Europa em Baltimore.

Ponto de ônibus incomum

Cráditos: mmmm…

A estrutura é basicamente composta por três grandes esculturas que formam a palavra BUS. São feitas com armações resistentes de aço e placas de madeira, lembrando a composição de um típico banco de praça americano. Cada letra possui cerca de 4,27m de altura por 2,13m de largura. Grandes o suficiente para acomodar de 2 a 4 pessoas e permitem que as mesmas possam assumir diferentes posturas enquanto aguardam o ônibus. A letra B oferece abrigo da chuva e do sol, a U permite que as pessoas se sentem ou se recostem nas laterais e a letra S que se deitem.

Ponto de ônibus incomum

Cráditos: mmmm…

Ponto de ônibus incomum

Cráditos: mmmm…

Ponto de ônibus incomum

Cráditos: mmmm…

Ponto de ônibus incomum

Cráditos: mmmm…

Para mais informações, acesse a mmmm…

Criar Post
envie seu trabalho ou achado inspirador

O que achou disso?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *